CURSO ELABORAÇÃO DE PLANILHAS DE CUSTOS E PESQUISA DE PREÇOS

INCLUINDO OS SERVIÇOS DE DEDICAÇÃO EXLUSIVA DE MÃO DE OBRA E SERVIÇOS DE ENGENHARIA E OBRAS – LEI 14.133/2021

Objetivos
Este curso tem como objetivo apresentar conceitos teóricos e práticas sobre a gestão de contratos administrativos para que os participantes sejam capazes de ao final do curso:

  • Fornecer subsídios para gerenciamento de contratos, de uma forma eficiente e eficaz, enfatizando a composição de custos, precificação e repactuação;

  • Apresentar as etapas de elaboração da planilha de formação de custos da contratação;

  • Apresentar os aspectos que deverão ser analisados no julgamento das propostas;

  • Apurar a responsabilidade dos contratados em casos de inexecução;

  • Compreender o que são e para que servem os indicadores de desempenho;

  • Conhecer os principais atributos de bons indicadores de desempenho;

  • Construir indicadores de desempenho para aferição da qualidade do serviço;

  • Compreender os principais pontos a serem observados na construção do IMR e como elaborá-lo de forma eficiente e eficaz;

  • Manter os contratos administrativos equilibrados.

Público Alvo
Gestores, Fiscais de contratos, equipes de contratação, Engenheiros, Técnicos e assessores da Administração Pública envolvidos nos processos de contratação, auditores internos e consultores jurídicos.

Conteúdo Programático:

1) CONTEXTUALIZAÇÃO.

a. Princípios e Objetivos do processo licitatório:
i. Sobrepreço;
ii. Superfaturamento; e
iii. Inexequibilidade de propostas.

b. Posicionamento do TCU sobre as pesquisas de preços; e

c. Compreendendo a função das estimativas de custos de acordo com a natureza da contratação.

2) PESQUISA E FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA BENS E SERVIÇOS.
a. Instrução Normativa 65/2021 - procedimento administrativo para a realização de pesquisa de preços para aquisição de bens e contratação de serviços em geral, no âmbito da administração pública federal; e

b. Decreto nº 15.940/2022, do Estado do Mato Grosso do Sul: Regulamenta, no âmbito da Administração Pública do Estado do MS a pesquisa de preços.

3) OS PARÂMETROS DA PESQUISA DE PREÇOS.
a. Parâmetros das pesquisas de preços de aquisições e serviços;
i. Orçamento expedito;
ii. Orçamento paramétrico;
iii. Orçamento sintético; e
iv. Orçamento analítico.

4) PLANILHA DE FORMAÇÃO DE PREÇOS PARA SERVIÇOS COM DEDICAÇÃO EXCLUSIVA DE MÃO DE OBRA.
i. Momentos da planilha: planejamento, julgamento e execução;
ii. Módulos da Planilha de Formação de Preços (IN 05/17);
iii. Formação de preços a partir da CCT?
iv. Previsão de salários e benefícios acima da CCT; e
v. Custos Indiretos, tributação e Lucro.

5) PLANILHA DE PREÇOS PARA OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA.
i. Orçamentos de obras e serviços de engenharia;
ii. Custos diretos e indiretos;
iii. BDI e BDI diferenciado;
iv. Curva ABC;
v. Entendendo das tabelas referenciais: SINAPI e outras Estaduais;
b. Necessidade de planilhas analíticas nas dispensas e inexigibilidades.

6) FONTES PARA PESQUISA DE PREÇOS
a. Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP;
b. Sistema Pesquisa de Preços e contratações públicas;
c. Contratações similares de órgãos públicos;
d. Tabelas de referência e notas fiscais; e
e. Cotações junto a fornecedores.

7) FORMALIZAÇÃO DA PESQUISA DE PREÇOS
a. Quem é responsável pela pesquisa de Preços?
b. Mapa de preços;
c. Métodos de Cálculo do Preço de Referência: Média, mediana e média saneada.
d. Cuidados com as possibilidades de jogo de planilha;
e. Situações Específicas: contratações diretas, adesão à ARP, prorrogação de contratos e credenciamentos.

Ministrante: Jarbas Renê Gonçalves
Analista Judiciário da área de Contabilidade. Chefe da Unidade de Conformidade de Contratações e atuação na Governança de Contratações do Tribunal Regional do Trabalho. Pregoeiro e membro da Comissão de Contratações do TRT. Bacharel em Contabilidade. Graduando em Direito. Pós-graduado em Logística. Governança de Contratações. Planejamento das Contratações Públicas. Modelagens de Seleção de Fornecedores e de Contratos. Gestão de Riscos nas Contratações. Fiscalização e Gestão de Contratações. Aplicação de Sanções.

Data: 22 e 23 de maio de 2025
Horário:
8:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30.
Cidade: Porto Velho/RO
Local: Ecos Hotel Classic – Rua Paulo Leal, 611 – Centro
Incluso:
Pasta em couro ecológico, Apostila, Caneta, Certificado e Coffee Break.
Carga Horária:
16 h/a.
Investimento: R$ 1.980,00
Contato:
67 99889-0508
WhatsApp
E-mail:
adm@legislartreinamentos.com.br

Informações

DADOS PARA EMPENHO:
VALDIRENE APARECIDA DE SOUZA
CNPJ:
49.504.587/0001-65
ENDEREÇO:
RUA GABINETE, Nº597 - VILA IPIRANGA - CEP:79080-680 CAMPO GRANDE/MS

DADOS BANCÁRIOS:
0260 - NU PAGAMENTOS S/A
AG: 0001
CONTA: 69862509-4

Importante:

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Por Iniciativa da LEGISLAR TREINAMENTOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 72 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.