Curso Prático e Formação Completa no Sistema Compras.gov, para Agentes de Contratação, Pregoeiros e Equipes de Apoio

Concorrência Eletrônica, Pregão Eletrônico, Dispensa

Objetivo
A capacitação tem como objetivo fornecer os conhecimentos teóricos necessários para operacionalizar o Sistema COMPRAS.GOV.BR e proporcionar ao participante exercitar os conhecimentos adquiridos de forma prática e assistida.

Público Alvo
Servidores que atuam ou atuarão como pregoeiros ou como membros de equipe de apoio, além de presidentes e membros de Comissão de Licitação, gestores, auditores, assessores jurídicos e outros servidores da área de compras.

Conteúdo Programático:

FASE INTERNA - PRINCIPAIS PONTOS

  • Estudo Técnico Preliminar

  • Termo de Referência

  • Edital

  • Impugnação ao edital e esclarecimentos

  • Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP)

  • Formato eletrônico do Pregão e Concorrência

  • Exigências de habilitação

  • Julgamento das propostas e modos de disputa

  • Etapa recursal

  • Divulgação de Compras (Pregão Eletrônico, Concorrência Eletrônica e Dispensa Eletrônica: formas de divulgação e prazos

FASE DA SELEÇÃO DO FORNECEDOR E SUAS ETAPAS

  • Cadastramento de proposta

  • Analisar ou não de forma antecipada a proposta pelo agente de contratação?

  • Possibilidades de exclusão de proposta ou lances

  • Modos de disputa: aberto, aberto e fechado e o fechado e aberto

  • Obrigatoriedade do intervalo mínimo entre lances

  • Critérios de desempate

  • Verificação da conformidade da proposta

  • Inexequibilidade da proposta

  • Encerramento da fase de julgamento

  • Procedimento de verificação da habilitação

  • Intenção de recorrer e prazos de recursais, no rito ordinário e com inversão de fases

  • SICAF – Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores

  • Consulta situação do fornecedor

  • Relatórios

OPERACIONALIZAÇÃO DO COMPRAS.GOV

  • Ambientação na plataforma

  • Equipe do Pregão

  • Configuração da sessão pública

  • Incluir licitação Tradicional – Divulgação de Compras

  • Incluir licitação SRP - IRP

  • Realização de eventos (Adiamento - Alteração - Suspensão - Reabertura com e sem prazo - retificação - anulação e revogação)

  • Inclusão impugnação, pedido de esclarecimento e avisos

  • Inversão de fases no sistema

  • Julgamento da Proposta

  • Análise da conformidade da proposta, solicitação de proposta ajustada ao último lance e Negociação de preços

  • Análise da Habilitação (SICAF)

  • Solicitação de Amostra, Prova de Conceito – PoC e Planilhas de Custos

  • Realização de diligências

  • Aplicação dos benefícios da Lei Complementar n. 123/2006 para as MPE`s

  • Retorno a fase de lances (Desempate de MPE`s e Retorno a etapa fechada – modo aberto e fechado)

  • Suspensão do pregão, via chat e via sistema

  • Encerramento da sessão

  • Intenção de recurso - juízo de Admissibilidade e decidir recurso

  • Visualização de Ata (Relatórios)

  • Homologação do pregão

  • Retorno de fases (Julgamento, Habilitação, Intenção de Recurso e Admissibilidade)

  • Revogação ou anulação de uma licitação

  • SIMULAÇÃO PRÁTICA NO SISTEMA COMPRANET DO PREGÃO ELETRÔNICO

Embasamento Legal

Lei nº 14.133/2021
• Instrução Normativa nº 65/2021
• Instrução Normativa nº 67/2021
• Instrução Normativa nº 58/2022
• Instrução Normativa nº 81/2022
• Instrução Normativa nº 73/2022
• Decreto Federal nº 11.246/2022
• Decreto nº 11.462 de 31 de março de 2023

Ministrante: Graziela Gonçalves Silva Jurado
Especialista em Direito Administrativo pela PUC-MG e Direito Processual Civil pela Uniderp; professora de cursos na área de licitações, contratos e penalidades para servidores e empresas; professora de Direito Administrativo no curso preparatório para prova da OAB na Faculdade INSTED Campo Grande/MS, servidora efetiva do TRE/MS há 20 anos, atuante por mais de 15 anos com Licitações e Contratos, penalidades administrativas, chefe da Seção de Licitação e Compras e Pregoeira e presidente de comissão de contratação.

Informações:

Data: 11 e 12 de novembro de 2025
Horário:
8:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30.
Cidade: Campo Grande/MS
Local: Hotel Flat Afonso Pena –
Avenida Afonso Pena, 4059 – Jardim dos Estados
Incluso:
Pasta em couro ecológico, Apostila, Caneta, Certificado e Coffee Break.
Carga Horária:
16 h/a.
Investimento:
R$ 2.280,00
Contato: 67 3253-4267 /
67 99889-0508 -
WhatsApp
E-mail:
adm@legislartreinamentos.com.br

Dados para Empenho:
Razão Social: V. APARECIDA DE SOUZA – ME
CNPJ: 49.504.587/0001-65
Endereço: Gabinete, Nº597 – Vila Ipiranga - CEP:79080-680 - Campo Grande/MS
Link para baixar as Certidões: https://legislartreinamentos.com.br/certidoes

Dados Bancários:
0260 - NU PAGAMENTOS S/A
AG: 0001
CONTA: 69862509-4

Importante:

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:
Por Iniciativa da LEGISLAR TREINAMENTOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 72 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.

INSCRIÇÃO

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