Curso Prático e Formação Completa no Sistema Compras.gov, para Agentes de Contratação, Pregoeiros e Equipes de Apoio
Concorrência Eletrônica, Pregão Eletrônico, Dispensa
Objetivo
A capacitação tem como objetivo fornecer os conhecimentos teóricos necessários para operacionalizar o Sistema COMPRAS.GOV.BR e proporcionar ao participante exercitar os conhecimentos adquiridos de forma prática e assistida.
Público Alvo
Servidores que atuam ou atuarão como pregoeiros ou como membros de equipe de apoio, além de presidentes e membros de Comissão de Licitação, gestores, auditores, assessores jurídicos e outros servidores da área de compras.
Conteúdo Programático:
FASE INTERNA - PRINCIPAIS PONTOS
Estudo Técnico Preliminar
Termo de Referência
Edital
Impugnação ao edital e esclarecimentos
Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP)
Formato eletrônico do Pregão e Concorrência
Exigências de habilitação
Julgamento das propostas e modos de disputa
Etapa recursal
Divulgação de Compras (Pregão Eletrônico, Concorrência Eletrônica e Dispensa Eletrônica: formas de divulgação e prazos
FASE DA SELEÇÃO DO FORNECEDOR E SUAS ETAPAS
Cadastramento de proposta
Analisar ou não de forma antecipada a proposta pelo agente de contratação?
Possibilidades de exclusão de proposta ou lances
Modos de disputa: aberto, aberto e fechado e o fechado e aberto
Obrigatoriedade do intervalo mínimo entre lances
Critérios de desempate
Verificação da conformidade da proposta
Inexequibilidade da proposta
Encerramento da fase de julgamento
Procedimento de verificação da habilitação
Intenção de recorrer e prazos de recursais, no rito ordinário e com inversão de fases
SICAF – Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores
Consulta situação do fornecedor
Relatórios
OPERACIONALIZAÇÃO DO COMPRAS.GOV
Ambientação na plataforma
Equipe do Pregão
Configuração da sessão pública
Incluir licitação Tradicional – Divulgação de Compras
Incluir licitação SRP - IRP
Realização de eventos (Adiamento - Alteração - Suspensão - Reabertura com e sem prazo - retificação - anulação e revogação)
Inclusão impugnação, pedido de esclarecimento e avisos
Inversão de fases no sistema
Julgamento da Proposta
Análise da conformidade da proposta, solicitação de proposta ajustada ao último lance e Negociação de preços
Análise da Habilitação (SICAF)
Solicitação de Amostra, Prova de Conceito – PoC e Planilhas de Custos
Realização de diligências
Aplicação dos benefícios da Lei Complementar n. 123/2006 para as MPE`s
Retorno a fase de lances (Desempate de MPE`s e Retorno a etapa fechada – modo aberto e fechado)
Suspensão do pregão, via chat e via sistema
Encerramento da sessão
Intenção de recurso - juízo de Admissibilidade e decidir recurso
Visualização de Ata (Relatórios)
Homologação do pregão
Retorno de fases (Julgamento, Habilitação, Intenção de Recurso e Admissibilidade)
Revogação ou anulação de uma licitação
SIMULAÇÃO PRÁTICA NO SISTEMA COMPRANET DO PREGÃO ELETRÔNICO
Embasamento Legal
• Lei nº 14.133/2021
• Instrução Normativa nº 65/2021
• Instrução Normativa nº 67/2021
• Instrução Normativa nº 58/2022
• Instrução Normativa nº 81/2022
• Instrução Normativa nº 73/2022
• Decreto Federal nº 11.246/2022
• Decreto nº 11.462 de 31 de março de 2023
Ministrante: Graziela Gonçalves Silva Jurado
Especialista em Direito Administrativo pela PUC-MG e Direito Processual Civil pela Uniderp; professora de cursos na área de licitações, contratos e penalidades para servidores e empresas; professora de Direito Administrativo no curso preparatório para prova da OAB na Faculdade INSTED Campo Grande/MS, servidora efetiva do TRE/MS há 20 anos, atuante por mais de 15 anos com Licitações e Contratos, penalidades administrativas, chefe da Seção de Licitação e Compras e Pregoeira e presidente de comissão de contratação.
Informações:
Data: 11 e 12 de novembro de 2025
Horário: 8:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30.
Cidade: Campo Grande/MS
Local: Hotel Flat Afonso Pena – Avenida Afonso Pena, 4059 – Jardim dos Estados
Incluso: Pasta em couro ecológico, Apostila, Caneta, Certificado e Coffee Break.
Carga Horária: 16 h/a.
Investimento: R$ 2.280,00
Contato: 67 3253-4267 / 67 99889-0508 - WhatsApp
E-mail: adm@legislartreinamentos.com.br
Dados para Empenho:
Razão Social: V. APARECIDA DE SOUZA – ME
CNPJ: 49.504.587/0001-65
Endereço: Gabinete, Nº597 – Vila Ipiranga - CEP:79080-680 - Campo Grande/MS
Link para baixar as Certidões: https://legislartreinamentos.com.br/certidoes
Dados Bancários:
0260 - NU PAGAMENTOS S/A
AG: 0001
CONTA: 69862509-4
Importante:
Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:
Por Iniciativa da LEGISLAR TREINAMENTOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 72 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.
INSCRIÇÃO
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